top of page

Livro: A Boneca Fantasma




Fui apresentada por meu amigo Nery, A Boneca Fantasma, um livro que de cara chamou a atenção pelo nome, e assim meu amigo me disponibilizou a sua obra que logo comecei a ler. Percebi de cara uma coisa interessante no livro é um chamamento para a atenção, quer dizer um toque, sobre a não responsabilidade do autor a respeito da compreensão e ações do leitor. Aí me perguntei o que será tem no livro? Como assim? Hum? Interessei-me ainda mais. Livro de leitura rápida, com um enredo interessante, pois nos apresenta a voz do narrador e o pensamento do personagem e isso enriquece a obra.

A Laura é uma mulher que desde sua infância tinha um gosto peculiar por bonecas, e gostava de costurar roupas para vesti-las, porém o que na verdade parecia uma simples brincadeira começa a ficar sério, pois sua amiga Loren se interessa pelo assunto, e como tinha um pai rico fizeram uma festa para a apresentação das roupas, o que de certa forma lança nossa personagem para o sucesso, depois disso, o nome da Laura ficou conhecido e a garota passa a ganhar muito dinheiro e visibilidade. Nesse meio tempo, a Laura conhece uma atriz por nome Merlin Navarro, que esta por sua vez se interessa por seu trabalho, e começa a trabalhar juntas, dedicando muito tempo uma a outra, surgindo assim uma grande amizade que cresce a cada dia, o que gerou boatos a respeito de serem lésbica, o que fez com que ambas arrumassem um namorado para que assim os comentários parassem, no entanto, apesar de cada uma arrumar um namorado os boatos continuaram. Merlin Navarro decide cortar os laços de amizade deixando Laura muito triste. Laura continua com seu namoro com o Rafael Alcântara, uma pessoa de boa índole, dedicada a namorada. Mesmo estando com uma pessoa tão boa e amorosa, ela sentia falta da amiga, e só a boneca da amiga que tinha guardada amenizava a saudade. Depois de um tempo Merlin se reaproxima de Laura e juntas deixam brotar o que estava guardado, ou melhor, escondido. Aproveitavam cada momento juntas, no qual Laura percebe que a amiga lhe dava mais prazer do que já sentira com seu namorado, e as duas se sucumbem nessa relação, no entanto lidar com o ser humano, não é fácil e sabendo que toda a relação de certa forma se desgasta, não por que o sexo não esteja bem, mas há os incômodos, como a ação do outro, e aí mais uma vez Merlin se afasta de vez da amiga, fazendo com que Laura se fechasse de certa forma para o mundo, e o namorado como tenta ajudá-la estando ao seu lado, mesmo sabendo do encantamento da moça pela atriz, mas a cada dia ela entra mais e mais em um mundo fantasioso, que começa a dar vida a ele. Uma coisa que me fascina é a forma que Laura adentra em suas fantasias junto à boneca para terem relação. Relação? Como assim? O que apresenta é uma boneca que interage com a Laura, isso me encanta, pois vejo a fenomenologia surgindo que consiste na vivência do sujeito com o que se mostra que capta por intermédio da consciência, nisso a boneca se mostra a Laura como o objeto do desejo, o objeto que se toca.

O autor nos leva para o mundo da Laura de forma agradável, deixando-nos a vontade para os questionamentos e tentar encontrar uma solução para nossa personagem. O que tem levado a personagem a tal mundo? Uma resposta que cada um terá a partir da leitura do livro.

Uma coisa legal que aparece no livro também é a participação do amigo da Laura, pois é o único que lhe deixa a vontade para falar das questões que lhe apresenta, pois sabemos que quando se fala dos problemas a alguém, esse problema já não tem a mesma intensidade. Para aqueles que gostam de desvendar o ser humano é um livro interessante, pois trata da condição entre sujeito e objeto assunto de interesse e debate no mundo. Um livro muito bom cabendo um estudo e tanto pra a nossa Querida Laura.



bottom of page