top of page

PLAYLIST DE HAYDEN


Ontem, depois de um dia de trabalho, chego em casa e os meus me recebem com um embrulho da Editora Novo Conceito quando o abro, fico feliz, é mais uma amostra de livro para leitura e postar as impressões. Confesso que curtir a beça a capa e a premissa do livro: A PLAYLIST DE HAYDEN primeiro livro de Michelle Falkoff .

O livro nos apresenta Sam o protagonista principal que está tentando entender a morte do melhor e único amigo hayden. Sam na verdade é um nerd gosta de jogos, Hayden tinha uma vida difícil seus pais e seu irmão praticamente os desprezavam.

A história começa muito triste com os pensamentos de Sam sobre o ocorrido no dia anterior que ao perceber que o amigo estava quieto tenta acordá-lo, porém percebe que nada acontece e só então percebe uma garrafa de vodca, e um vidro de valium vazios, um pen drive, junto a uma folha de arrancada de caderno que dizia:

PARA SAM.

OUÇA. VOCÊ VAI ENTENDER.

Sam então liga para a emergência e de fato descobre que perdeu o amigo, e começa agora tentar entender o porquê da escolha do amigo, como alguém pode tirar a sua vida será um fraco ou um é ser forte? Na verdade tirar ou não tirar a própria vida é um exercício da liberdade e cabe a cada um a escolha. Lembrei-me de Sócrates que foi condenado a beber cicuta (um tipo de veneno), mas, antes, disse: “Eis a hora de partirmos, eu para a morte, vós para a vida. Quem de nós segue o melhor rumo, ninguém o sabe, exceto Deus”.

Uma coisa que me chama atenção é o momento do funeral do amigo, o olhar de Sam para os discursos feito á pessoa de Hayden, e isso nos acontece de fato a pessoa não gostava ou não admirava a pessoa em vida então depois de morto chora a dor como se tivessem uma vida de entendimentos. Confesso que me invadiu um sentimento estranho, de quer está com ele para que não se sentisse tão sozinho naquele lugar sem um amigo para conversarem ou estarem juntos naquele momento tão difícil.

[...] A cerimônia já estava quinze minutos atrasada e eu ainda podia ouvir gente chegando atrás de mim. Para um cara que não tinha praticamente um único amigo, aquele funeral estava bastante lotado.

Sam sai do funeral todo chateado com toda aquelas inverdades, e da de cara com o alguns dos causadores daquele acontecimento, e vai para o Shopping Libertyville, lugar em que os dois amigos iam sempre, e algo interessante que acontece, é uma garota de nome Astrid, bem simpática e nerd e que de alguma forma conheceu o Hayden, o que deixa o nosso Sam intrigado e lhe faz vê que de fato não conhecia tudo sobre o seu melhor amigo, vem até ele, e sem perceber, uma amizade acontece. Assim que a garota sai junto ao seu suposto namorado, Sam fica sozinho para desvendar o que quer dizer: OUÇA. VOCÊ VAI ENTENDER.

Na verdade a história é bastante interessante, pois é cheia de mistérios e tem uma coisa que me encanta é a ideia de se falar com os mortos, na verdade tem um momento no livro em que Sam vai jogar, e de repente alguém com o mesmo nome de Arquimago_Ged nome de hayden lhe chama para uma conversa:

Arquimago_Ged: Você está aí?

Nossa... Momento massa me encantei! Uma mistura de medo com curiosidade. Na verdade nosso protagonista se assustou e que quase não dormiu durante todo o fim de semana. A pergunta que faço é: Quem era? Será a alma de nosso grande Hayden? Que mistério cerca? Confesso que me empolguei quero da continuidade a história, pois é uma história rica de informações, porém estou no aguardo do meu exemplar.

Por: Geane Barbosa


bottom of page