top of page

A MAIS PURA VERDADE

Livro: A MAIS PURA VERDADE

Título Original: The honest truth

Autor (a): DAN GEMEINHART

Editora: Novo Conceito

10979450_861221513921368_53376614_n.jpg

A MAIS PURA VERDADE

O livro “A Mais Pura Verdade”, chegou à minha pessoa através da Editora Novo Conceito. Será lançado em 23 de Março do ano em curso, e nos apresenta uma boa imagem, capa linda e atraente, leitura fácil, e tranquila, nos permitindo participar da aventura com o personagem.

A história se passa com o personagem de nome Mark uma criança que tem câncer. Doença esta que o acompanha desde os seus primeiros anos de vida. Tem família com mãe, pai, cachorro e uma amiga de nome Jess.

Na verdade Mark se vê emaranhado na doença, sentindo-se a cada dia mais fraco, o que o leva colocar seu plano em prática, este plano nasce de um sonho, que é subir o topo do Monte Rainier. Sai em busca de sua aventura com seu cachorro Beau, uns dólares e sua máquina fotográfica.

O livro me conquistou, pois apresenta um menino, que mesmo a beira da morte, está firme na conquista de seu sonho que é escalar o monte Rainier.

O personagem passa por diversas situações. Situações essas, que são os encontros e os desencontros que a vida nos possibilita. A partida de Mark e do cachorro para a conquista de seu sonho, me deixa um tanto preocupada e questionando, como uma criatura tão indefessa se ousa numa aventura tão impetuosa, mas ao mesmo tempo, a história nos mostra o outro lado, que mesmo ele sendo indefeso, se torna forte o suficiente para seguir avante na realização de seu desejo.

Há dois momentos, em que me apossa um sentimento fraterno com relação ao personagem, o primeiro, quando o Mark passa mal no restaurante e o outro quando jovens lhe roubam o dinheiro e dando-lhe uma surra. Aí me vem um questionamento: Que mundo é este? Onde jovens batem de forma gratuita em outro pelo simples prazer de vê-lo sofrer. Esta é a nossa realidade e Isso é: “A Mais Pura Verdade”. Dá vontade de pegar e cuidar do nosso grande e pequeno homem, mais a vida e as decisões é de cada um, pois o homem está condenado a ser livre diria Sartre.

Outra coisa interessante no livro é a narração, pois alterna entre os protagonistas, nos mostrando o trajeto da aventura de Mark e o sofrimento dos pais e da amiga Jess, na preocupação de como e onde nosso Mark se encontra, e isso é bacana, pois podemos vê os dois lados ampliando o nosso olhar sobre a história.

Outro momento encantador é o de quando Mark acorda das surras com som dos anjos... Com o desejo e a vontade de comer, ao tempo que os ouvidos estão a ouvir tão divinal som. As mulheres que cantam lhe dão uma boa quentinha para alimentar-lhe, é tamanho seu agradecimento. Eis que nos apresenta um ser imensamente agradecido, capaz de mexer com nossa humanidade, nada melhor do que ser saciado. “Eis A Mais Pura Verdade”.

Momento bacana também é o encontro com a garota que fala por demais, Shelby, momento este que Mark quis eternizar, o olhar de alguém sem pena nem piedade, mas, de alguém que dentro da normalidade quer ser visto e foi o que aconteceu a garota quis está em sua presença, e sua máquina junto ao peito eternizou este momento.

Encantei-me por Mark meu homenzinho pequeno decidido e forte, eu toda empolgada, lendo, querendo saber o que acontece com nosso aventureiro, digo nosso por que a partir do momento que conheço um personagem já sinto que a mim pertence, mas é preciso se afeiçoar com o personagem e Mark de certa forma me encantou, deu-me vontade de protegê-lo, por outro lado ele queria provar pra si mesmo que era capaz de fazer isso sozinho. O livro me deixou com vontade de quero mais, porém para saber como termina é só aguardar o lançamento em 23 de Março.

Espero que o livro traga mais aprendizado, que possivelmente Mark terá e perceberá que cada ser leva consigo um fardo na vida e que apesar de está doente e estando tão próximo da morte todos nós estamos, com câncer ou sem câncer ... Enfim, ansiosíssima, aguardado o lançamento e meu exemplar para dar continuidade na aventura com Mark seu cão Beau e sua máquina fotográfica.

Por: Geane Barbosa


bottom of page